Mulher com dores na barriga.

Endometriose: qual sua relação com a fertilidade?

Receber um diagnóstico de endometriose pode ser um momento de muitas dúvidas e preocupações, especialmente quando você tem o desejo de engravidar, seja agora ou no futuro. Esta patologia vem sendo cada vez mais discutida, o que é muito importante, visto que ela afeta cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo mais de sete milhões somente no Brasil.

Mas afinal, o que é a endometriose e como ela pode impactar a fertilidade da mulher?

No artigo de hoje, vamos entender essa relação e qual o melhor caminho a tomar se você recebeu esse diagnóstico.

O que é endometriose?

A endometriose é uma condição em que o tecido do endométrio, que reveste o interior do útero, cresce fora dele. Esses implantes de tecido podem ser encontrados nas mais diversas localizações, como ovários, trompas, intestinos, bexiga e outras áreas pélvicas. Em casos mais raros, a endometriose pode, inclusive, se espalhar para além da área pélvica.

Durante o ciclo menstrual, esse tecido reage aos hormônios da mesma forma que o revestimento interno do útero, ou seja, ele se espessa e sangra. No entanto, como essas transformações do tecido acontecem em locais não preparados para isto, elas pode causar inflamação, dor e formação de cicatrizes (aderências) nos locais onde os focos de endometriose se encontram.

De acordo com a Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), a endometriose afeta aproximadamente 10% das mulheres em todo o mundo. Além disso, entre 30% a 50% das mulheres com endometriose podem experimentar dificuldades para engravidar.

Como a endometriose pode afetar a fertilidade?

A relação entre endometriose e infertilidade é complexa e envolve vários fatores, alguns ainda são temas de estudos para melhor compreensão. Alguns dos principais mecanismos pelos quais a endometriose impacta na fertilidade são:

  1. Aderências e Cicatrizes: A endometriose pode causar a formação de aderências e cicatrizes nas trompas, nos ovários e na região pélvica como um todo. Essas aderências podem bloquear ou limitar a ação das trompas, dificultando também a promoção do encontro entre óvulo e espermatozoide.
  2. Inflamação Pélvica: A presença de endometriose causa uma inflamação crônica na pelve, o que pode afetar negativamente o ambiente necessário para a fertilização do óvulo e o desenvolvimento inicial do embrião.
  3. Reserva ovariana: A endometriose pode ter impacto direto na reserva ovariana da mulher, principalmente se houver a formação de endometriomas – cistos de endometriose nos ovários.

Sintomas da endometriose

Os sintomas da endometriose podem variar, pois existem pacientes que podem ser assintomáticas, até aquelas que apresentem sintomas intensos. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Dor Pélvica: Muitas mulheres com endometriose relatam dor pélvica crônica, especialmente durante a menstruação.
  • Dismenorreia: Cólicas menstruais intensas e, geralmente, com piora progressiva.
  • Dispareunia: Dor durante a relação sexual.
  • Dor ao Urinar ou Evacuar: Especialmente durante o período menstrual.
  • Infertilidade: Dificuldade em engravidar pode ser o primeiro sintoma percebido em algumas mulheres.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da endometriose pode ser desafiador, e geralmente envolve uma combinação de avaliação clínica, exame físico e exames de imagem (como ultrassonografia ou ressonância magnética). Em alguns casos, pode também ser realizada uma videolaparoscopia (cirurgia feita com equipamento de vídeo, que permite avaliar e abordar a cavidade abdominal).

O tratamento da endometriose depende de diversos fatores, como a gravidade dos sintomas e dos achados, bem como depende diretamente dos planos reprodutivos da paciente. Ele pode incluir abordagens mais conservadoras ou mais intervencionistas. As principais estratégias de tratamento são:

  • Medicamentos orais: desde medicações sintomáticas para alívio dos sintomas a medicações hormonais para auxiliar na tentativa de controlar a atividade dos focos de endometriose e, consequentemente, a manifestação dos sintomas.
  • Medicamentos injetáveis: algumas medicações podem realizar um bloqueio hormonal mais intenso que as medicações orais, buscando atuar nos sintomas da doença.
  • Cirurgia: Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover e/ou cauterizar os focos da doença.
  • Tratamentos de Fertilidade: Para mulheres que desejam engravidar e tenham a infertilidade como uma das manifestações da endometriose, tratamentos como fertilização in vitro (FIV) podem ser recomendados.

A esperança de ser mãe

Embora a endometriose possa representar um desafio significativo para a fertilidade, muitas mulheres com esta condição conseguem engravidar e ter filhos. Portanto, cuidado com os rótulos e saiba que este diagnóstico não precisa representar o fim do sonho!

Vou deixar aqui uma história emocionante de um casal que conseguiu seu positivo, superando a endometriose! Clique aqui para ler!

Se você foi diagnosticada com endometriose e está preocupada com sua fertilidade, é importante buscar orientação médica especializada.

Lembre-se de que você não está sozinha e há recursos disponíveis para ajudá-la em sua jornada para a maternidade. Com o tratamento adequado e uma equipe de apoio dedicada, muitas mulheres com endometriose conseguem realizar seu sonho de ter um filho.

Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas sobre o tema, estou aqui para ajudar!

Glossário:

  • Endométrio: Tecido que reveste o interior do útero e descama durante o ciclo menstrual, quando não ocorre a gravidez.
  • Endometrioma: Cisto causado pelo acúmulo de tecido endometrial fora do útero, sendo o local mais frequente, o ovário.
  • Aderências: Cicatrizes que se formam entre órgãos ou tecidos adjacentes por diversos fatores, como pós operatório ou após processos infecciosos. Também podem ser formadas como consequência da presença dos focos de endometriose.
  • Videolaparoscopia: Procedimento cirúrgico que permite acessar a cavidade abdominal por pequenas incisões, por onde são passadas uma câmera e pinças específicas, a depender do procedimento necessário.

2 respostas para “Endometriose: qual sua relação com a fertilidade?”

  1. […] que possam afetar a fertilidade, como programação de cirurgias ovarianas (por cistos, endometriose) ou programação de vasectomia, a preservação da fertilidade pode e deve ser discutida […]

  2. […] pode impactar tanto na reserva ovariana da mulher (principalmente se estiver associada a cistos de endometriose nos ovários – endometriomas) quanto dificultar a gestação […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Clique aqui para agendar sua consulta comigo!