Miomas uterinos

Como os miomas uterinos impactam a fertilidade?

Os miomas uterinos são proliferações nodulares benignas das células da camada muscular do útero, o miométrio. Eles podem ter diferentes tamanhos e formas, e embora nem sempre causem problemas, em alguns casos podem ser um obstáculo para a tão desejada gravidez.

Vamos entender melhor como estes achados podem impactar seu sonho de ter um bebê e quais são suas opções? Continue lendo o artigo!

Como os miomas podem interferir nos seus planos de gravidez?

Os pontos mais importantes a serem observados quanto aos miomas e sua possível relação com a fertilidade são sua localização e seu tamanho, principalmente entender se estão apresentando um crescimento rápido ou se estão estáveis.

A depender destes e outros fatores, os miomas podem trazer impacto nas tentativas para engravidar por alguns motivos, como:

  1. Distorção da cavidade uterina: miomas localizados na cavidade uterina podem afetar diretamente o endométrio, tecido que reveste o útero e recebe o embrião para a implantação. Normalmente, miomas que distorcem a cavidade também costumam se associar a sintomas, sendo o mais comum, o sangramento aumentado.
  2. Obstrução das trompas: em casos mais raros, miomas que crescem perto das trompas de Falópio podem bloquear parcial ou totalmente esta passagem, que é o caminho para o encontro entre óvulo e espermatozoide, e o caminho de migração do embrião para implantar na cavidade uterina.
  3. Distorção do útero como um todo: miomas grandes ou múltiplos podem distorcer a forma do útero, podendo trazer sintomas como dor em baixo ventre, percepção de abaulamento na região abdominal, entre outros.

Quais as opções para mulheres com miomas que desejam engravidar?

Uma ótima notícia é que em grande parte das vezes não são necessárias medidas adicionais pela presença dos miomas. Caso a paciente não tenha sintomas, as imagens não apresentem crescimento ou localização que possa trazer empecilhos, geralmente pode ser realizado apenas o acompanhamento clínico desta condição.

Quando são necessárias estratégias para abordá-los, existem algumas opções como:

  1. Miomectomia histeroscópica: pode ser utilizado um equipamento que passa pelo colo do útero e acessa a cavidade uterina, capaz de retirar miomas localizados nessa região.
  2. Cirurgia: em casos mais avançados, pode ser proposta cirurgia por via abdominal para retirada dos miomas.
  3. Uso de medicações hormonais: existem medicações chamadas “análogos do GnRH” que tem o objetivo de realizar uma espécie de bloqueio hormonal. Elas podem ser utilizadas, geralmente, como estratégia para reduzir o volume ou os sintomas dos miomas. Porém, não são estratégias usadas a médio/longo prazo, geralmente, fazendo parte de uma das etapas da programação de tratamento do mioma.

Os miomas podem, em algumas situações, se apresentar como obstáculos, mas não precisam ser vistos como o fim do seu sonho de ter um bebê. Com a orientação certa e o apoio da equipe médica adequada, você pode superar esses desafios e seguir em frente com seus planos de gravidez. Lembre-se sempre de que você não está sozinha nessa jornada e que há muitas opções disponíveis para ajudá-la a alcançar seu objetivo.

Este artigo tem o objetivo de fornecer informações acessíveis e claras sobre os miomas uterinos e sua relação com a fertilidade. Porém, se lembre sempre de procurar orientação médica personalizada para o seu caso específico.

Uma resposta para “Como os miomas uterinos impactam a fertilidade?”

  1. […] endometriais (rastreamento de hidrossalpinge, adenomiose, endometriose, endometrite, pólipos, miomas, etc.), que podem criar um ambiente menos favorável para a implantação […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Clique aqui para agendar sua consulta comigo!