Hoje, vamos inaugurar esse mural de inspirações com uma história linda! Um caminho de superação e perseverança que tive o privilégio de percorrer ao lado de um casal incrível. Esta narrativa é especialmente para você que está passando por desafios semelhantes, se sentindo desanimada na caminhada ou em busca de um pouco de motivação.
Em 2022, conheci este casal querido. Eles já tentavam engravidar há praticamente 10 anos! Com o diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), a mamãe ficava muitos meses sem menstruar, e eles já tinham feito diversos ciclos de namoro programado antes de passarem em consulta comigo. Após analisarmos o caso e ponderarmos as opções, optamos por seguir com o tratamento de Fertilização in Vitro (FIV).
A resposta ao tratamento foi excelente, com uma reserva ovariana notável, que resultou na formação de vários embriõezinhos, com boa classificação morfológica. Isso nos deixou muito esperançosos, seria nosso momento! A primeira tentativa nos trouxe um resultado positivo, mas infelizmente a alegria do positivo perdeu lugar para a evolução a uma gestação química. No entanto, não perdemos a esperança, afinal, tínhamos mais embriões esperando!
Para a segunda transferência, mais dois embriõezinhos tiveram a chance de ir para casa com a família. Recebemos um novo positivo, e pensamos: ufa, agora sim nossa hora chegou! E, dessa vez, a alegria do positivo foi tomada pela evolução para um aborto. Ficamos tristes, mas ainda não tinha acabado, porque descobrimos que o outro embriãozinho implantou fora do útero, a temida gestação heterotópica, e foi necessária uma cirurgia! Essa condição é raríssima! Mas a mamãe e a família, sempre firmes, passaram bem por mais esta fase e a recuperação foi excelente!
Passado o período de recuperação (física e, principalmente emocional), nos reunimos para definir os próximos passos. Embora ainda tivéssemos embriões congelados, optamos por iniciar um novo ciclo para obter mais embriões. Mais uma resposta excelente, e com ela, um leve quadro de hiperestímulo ovariano, que trouxe um pouco de desconforto adicional, mas foi prontamente contornado.
Se você já está cansada de ler até aqui e já imagina o final, imagina como estávamos todos nós nessa jornada, sem saber o que nos esperava a frente? Juntamos nossa fé e esperança, e partimos para a terceira transferência! Dela, veio o tão esperado positivo! Do positivo até confirmarmos no ultrassom, era natural a angústia, mas dessa vez a evolução foi perfeita, sem espaço para outros sentimentos que não a alegria e gratidão!
Se você está em uma jornada como essa, longa e com diversos altos e baixos, espero que essa história acenda uma chama de esperança em seu coração! Nunca perca a fé e continue lutando, você não está sozinha ao passar por isso, e às vezes, a vitória está mais próxima do que imaginamos.
Com essa história de inspiração, vamos aproveitar para entender mais sobre a Reprodução Humana no Glossário?
Glossário:
- Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): Uma condição de saúde caracterizada por alterações hormonais (principalmente nos androgênios – hormônios masculinos), que pode levar a alterações metabólicas e de ovulação. Tem post no blog sobre este assunto!
- Fertilização in vitro: Um procedimento médico onde o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide fora do corpo, em um laboratório, para a formação do embrião.
- Gestação química: Um tipo muito precoce de perda gestacional, que ocorre quando há o teste de gravidez positivo sem desenvolvimento de sinais clínicos da gestação ao ultrassom.
- Gravidez heterotópica: Uma situação muito rara, onde um embrião se desenvolve no útero e outro se implanta fora dele, geralmente nas trompas.
- Hiperestímulo ovariano: Uma resposta exagerada dos ovários ao tratamento de fertilidade, causando desconforto em graus variáveis.
Se você tiver dúvida sobre outros termos, ou se quiser dividir também sua história, deixe nos comentários!
Deixe um comentário